sábado, 24 de novembro de 2007

Filme:Formiguinhaz-Para Educandos do ensino fundmental.




Como reconhecer uma formiga

Dois detalhes anatômicos podem distinguir as formigas de outros insetos da ordem Hymenoptera ápteros. Um deles é o primeiro segmento da antena, que em geral é mais comprido do que a cabeça e possui curvas ricas em receptores mecânicos e olfativos para captação dos cheiros e estabelecimento da comunicação por feromônios. Seu corpo é dividido em três partes cabeça, tórax e abdômen, notando se uma cintura que pode ter um ou dois segmentos chamados de nós.
Outras características são:As rainhas e os machos possuem três pequenos olhos ou ocelos em triângulo. Algumas formigas são completamente cegas não possuindo qualquer órgão da visão.O tórax possui três pares de patas muito longas que terminam em duas garras.O abdômem está ligado ao tórax por um filamento estreito. Ele encerra o estômago, intestino e as canais respiratórios e nas rainhas e nos machos o aparelho reprodutor.A carapaça (ou exoesqueleto) é composto por uma substância resistente, impermeável designada por quitina esta possui diferentes pigmentos, castanhos, vermelhos ou pretos, que são responsáveis pela cor do animal.

Características Sociais e Comportamentais das Formigas

As formigas são insetos terrestres, encontrados desde o Equador até aproximadamente latitudes de 50 graus, do nível do mar a altitudes de cerca de três mil metros. As formigas surgiram há cerca de 100 milhões de anos, quando a América do Sul e a África ainda estavam unidas. Os fósseis mais antigos foram descobertos em depósitos sedimentares da Formação Santana, que fica na fronteira entre o Ceará e Pernambuco.
As formigas vivem exclusivamente em colônias. A vida em sociedade possibilita o cuidado cooperativo à prole e a divisão de trabalho reprodutivo, com fêmeas férteis (rainhas) e estéreis (operárias) .
As colônias são fundadas geralmente por fêmeas aladas, que são fecundadas por um ou mais machos, e desce a terra, perdendo as asas e procura ou escavando um abrigo, onde coloca os primeiros ovos. Dependendo da espécie as colônias podem ser fundadas por mais de uma rainha, permanecendo apenas uma no posto: vencedora repele ou mata as outras. Em colônias desenvolvidas, a população pode chegar a milhões de indivíduos.
Depois que os ovos eclodem, cabe à rainha fundadora alimentar as larvas. Para isso, ela busca alimentos ou regurgita os que estocou em seu tubo digestório. As larvas transformam-se em pupa e depois nascem às primeiras operárias, é quando a rainha reduz bastante suas atividades, praticamente limitando-se a botar ovos quem assume as demais tarefas são as operárias: busca de alimentos, cuidado da prole, manutenção e ampliação do ninho e defesa da colônia, quando adultas as formigas param de crescer precisando ingerir açúcares apenas para repor os gastos energéticos. Ovos e pupas não se alimentam.

Características de Antropomorfização

Filme:Formiguinhaz

As formigas sofrem adaptações tornando as o mais próximo possível do estereótipo humano, são características destas alterações: Continuam com as divisões básicas, ou seja,cabeça, tórax e abdômen, porém passam à postura ereta, As patas em numero de três pares são adaptadas, dois pares para a locomoção em solo, apresentando inclusive pés e dedos um par para função de braços, finalizando com mãos e dedos em substituição as garras.
Na cabeça das formigas além das antenas podem se reparar estruturas como nariz, boca, dentes, e no general inclusive nota se a presença de caninos. Tendo como referencia que as formigas apresentam três pares de olhos quando macho ou rainha,e as demais na maioria são cegas,todas as formigas desta ficção apresentavam um par de olhos com visão desenvolvida.No filme apresenta se as formigas como seres racionais,e inclusive a linguagem verbal e capacidade para relacionamentos mais que meramente instintivos.

Características Sociais relacionadas

Z era uma formiga com traumas e insatisfações com a vida que levava, no inicio do filme ele parece em sessão de terapia, relatando sua trágica história, uma formiga filha do meio de milhões de irmãos, carente de afeto materno e paterno, principalmente este ultimo, que era “um zangão” e o abandonou quando ainda era uma larva. Seu destino havia sido escolhido na maternidade pela rainha,ele deveria passar a vida como operário,cavando túneis para que a população de formigas pudesse se locomover no formigueiro e estocar seus alimentos.
Talvez o problema com Z seja pensar, é o que ele pensa sobre si mesmo, pois isto faz dele inconformado com a situação, tudo começa a piorar na cabeça dele quando se apaixona pela princesa Bala, que é noiva prometida do general Mandíbula.
Mandíbula é um general que pensa em assumir o trono e promover um massacre em massa das formigas afogando às todas quando do termino do túnel que elas mesmas estão construindo. A perspectiva de reencontrar a jovem aspirante ao trono faz com que ele troque de lugar com um amigo para participar de uma apresentação dos soldados as autoridades do formigueiro. Nesta ocasião,Mandíbula havia declarado guerra os cupins,já na tentativa de eliminar os soldados que poderiam se opor a seus planos.E Z por engano acaba indo para a guerra também.
Z volta da guerra vivo o que é louvável pois todo exercito foi dizimado,mas devido a uma confusão com Mandíbula e a Rainha na festa de sua homenagem ele acaba seqüestrando a princesa e fugindo com ela para a "Insetopia".Com a presença da princesa é essencial para os planos do general, ele manda soldados irem buscar a princesa trazendo-a de volta a colônia, o que faz Z voltar à colônia também descobrindo os planos do general e liderando as formigas contra seu opressor com vitória no final.

O que os alunos aprendem com o filme

Os alunos aprendem com o filme que ninguém é igual a ninguém e que se deve respeitar a individualidade de cada um. Podendo estender esse conceito para tolerância racial, sexual, religiosa assim como a crianças com necessidades especiais. Devendo dar a atenção especial às habilidades desenvolvidas de cada um e a inteligência.
Aprendem com a formiga Z que existem dificuldades de mudança e principalmente para aceitação os olhos da sociedade, mas que devemos acreditar em nossos sonhos e persegui – los.
No filme os alunos podem encontrar se em posição das operárias, vendo o professor como o general, não é difícil encontrar esta situação nas escolas, portanto é necessário que o Educador entenda também a mensagem do filme, valorizando a auto – estima dos estudantes, não estereotipando os, ou fazendo criticas que não são construtivas, promovendo o diálogo estimulando os envolvendo os para que naturalmente desenvolvam suas aptidões.
A autonomia do pensamento, os alunos aprendem que devem pensar por si mesmos e que não temos que ser operários ou soldados para, mas devemos estar sempre repensando nossas práticas e modificando o que acontece ao nosso redor.
O trabalho em grupo é a mensagem central do filme, fazendo com que o educando possa relacionar o ambiente escolar com o mundo em que vivem. O aluno deve analisar e incorporar que as decisões do grupo devem ser respeitadas e seguidas como caminho para a realização do objetivo final, mesmo que sua idéia tenha sido democraticamente rejeitada, submeter se a decisão coletiva não significa perder sua individualidade, pelo contrario, a idéia rejeitada deve ser trabalhada pelo aluno e mais tarde usada em outra tarefa na qual se enquadre melhor.
Biologicamente os alunos, falando de um invertebrado figurado pela formiga, aprendem que a interação destas com o meio ambiente é importante, pois são elas que: São responsáveis pelo controle da população de outros insetos(vide guerra com colônia de cupins), influenciando diretamente no equilíbrio ecológico, pois são predadoras de vários artrópodes, além de serem os primeiros decompositores a atacar carcaças de animais mortos nas matas tropicais; Desfolham a vegetação, funcionando como poda que as fazem florescer, contribuem para o reflorestamente, pois disseminam sementes e aerificam o solo com a construção de túneis. Algumas espécies mantêm associações simbióticas com plantas: as formigas "protegem" essas plantas contra a ação de herbívoros, em troca de alimentos (em geral néctar). Diversas espécies bebem líquidos açucarados produzidos por pulgões, cochonilhas e outros insetos aparentados.

O filme também pode usado para que o educador informe aos seus educandos que apesar de não serem repugnantes, possuem um potencial de contaminação semelhante às baratas, pois também são condutoras mecânicas de agentes patogênicos, como vírus, bactérias e fungos; podem também tornar se pragas devido à ação humana, como mostra o filme figurativamente com a "insetopia”, que nada mais é que um depósito criado por humanos, onde convive uma diversidade de insetos atraídos pelos restos de alimentos.
Bibliografia
Pesquisado em: 22/09/2007
http://www.scipione.com.br/educa/galeria/10_for/index.htm#
http://www.planetaeducacao.com.br/novo/artigo.asp?artigo=412
http://br.geocities.com/petdalire/53.html
http://www.feema.rj.gov.br/med-formigas.asp?cat=110
















Nenhum comentário: